Cultura

Exposição de Júlio Resende

Julio_ResendeNo momento em que o Teatro Experimental do Porto vai iniciar as férias da companhia profissional, prossegue a exposição “Júlio Resende – Homenagem do TEP”, na Casa-Museu Teixeira Lopes, até 23 de Agosto, de terça-feira a sábado, das 9às 12h e das 14 às 17h (ao domingo abre às 10 horas e à segunda-feira está encerrada).

É a primeira exposição específica da obra de Júlio Resende para as artes do espectáculo, onde podem ser vistas as suas cenografias e figurinos para o teatro, o bailado, a ópera e espectáculos pluridisciplinares, uma vertente importante na obra do Mestre. Concebida a partir das cenografias e figurinos que criou para o Teatro Experimental do Porto nos anos sessenta, envolve obras patrimoniais do CCT/TEP, do Lugar do Desenho/Fundação Júlio Resende, que connosco produziu a exposição, e, também da Seiva Trupe e de Norberto Barroca. Na exposição podem ser vistas obras criadas para o TEP, o Teatro Experimental de Cascais, a Seiva Trupe, o Ballet Gulbenkian, a Companhia Nacional de Bailado e a exposição internacional de Osaka, no Japão, em 1970.

Esta exposição é uma parte da homenagem que o Teatro Experimental do Porto prestou a Júlio Resende, em 18 de Junho, com a elevação a Sócio Honorário da instituição, dado tratar-se de uma das figuras mais relevantes que cruzou o itinerário com o TEP, e iniciou a obra para as artes do espectáculo.

Entretanto, no dia 24 de Setembro, pelas 21h45, no Auditório Municipal de Gaia, o Teatro Experimental do Porto estreará o 216º espectáculo “Pares e Ímpares”, uma comédia do grande dramaturgo espanhol contemporâneo, José Luís Alonso de Santos.

“Pares e Ímpares”, tem tradução de Norberto Barroca, encenação e figurinos de Susana Sá, cenografia de Luís Baião, desenho de luz e sonoplastia de Eduardo Brandão, e será interpretado pelos actores Isabel Nunes, José Dias e Rui Spranger.

Anúncios
por noticiasdegaia Publicado em Cultura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s