Cultura

Hip Hop no Senhor da Pedra

mind da gap

mind da gap

Dois dias (3 e 4 de Julho) de acesso gratuito com Mind da Gap, Puto Coke, Dealema

Projectos urbanos do Norte e da Galiza vão expressar mais as suas afinidades ao longo do “Eixo Rap – Sem Fronteiras”, festival com a duração de dois dias, que decorrerá a 3 e 4 de Julho, inserido no programa “Gaia – Capital da Cultura do Eixo Atlântico”. De acesso livre, o “Eixo Rap ” foca assim na tendência musical com particular atracção das camadas jovens e decorrerá na Alameda do Senhor da Pedra, em Gaia, a partir das 18 horas de ambos os dias.

dealema

dealema

O festival conta com a participação de várias bandas da Galiza e do Norte de Portugal, algumas das quais fizeram já chegar além-fronteiras as suas músicas de intervenção e se tornaram bem conhecidas na cena hip hop. O primeiro dia tem como cabeças-de-cartaz os portugueses Dealema e o galego Puto Coke, mas o programa integra também Syzygy, Paniko en las Calles, Nelassasin, Dr. Valda e Seilaesencia.

No dia 4, os portugueses Mind Da Gap e os galegos Woyza lideram um conjunto de bandas de que fazem também parte os Império do Norte, Kaiko Sama vs Lcesar, Track Eterno, 040 e Drumdrama. O Rap (do inglês, Rhythm And Poetry) valoriza a letra sobre a música e é actualmente uma das mais fortes referências da juventude, reflectindo preocupações político-sociais, sobre a violência, sexo e drogas, entre outras.

Com origem na Jamaica nos anos 60, foi levado na década seguinte para os EUA e desenvolveu-se como elemento da cultura hip hop, disseminando-se em termos de classes sociais e também a nível mundial.

Sobre a base do festival “Eixo Rap”, as actuações irão acompanhar as performances dos músicos e servir de ponte que leve também além do estereótipo um género musical já com muita expressão no Noroeste Peninsular.

por noticiasdegaia Publicado em Cultura

Deixe um comentário