Cultura

Gaia Capital da Cultura

Durante três meses Gaia será o epicentro de 300 eventos culturais

Expocidades Gaia 2Vila Nova de Gaia é durante os próximos três meses a Capital Cultural do Eixo Atlântico. A Expocidades, que foi inaugurada dia 7, constitui o primeiro de 300 eventos que, até ao final de Agosto, vão colocar Gaia como o epicentro de uma enorme massa crítica cultural.

O presidente da câmara de Gaia e do Eixo Atlântico, Filipe Menezes, considera que a capitalidade cultural “é uma peça muito importante no xadrez de um projecto comum ibérico”, salientando a importância de se criar “uma política de proximidade”.

Para tal, impõe-se, entre outros factores, “um desenvolvimento competitivo do interior, para além de estruturas ferroviárias, portuárias e aeroportuárias. Portugal tem de se afirmar como país competitivo, estando entre os melhores. Deste modo a aproximação ibérica é fundamental”, concretizou.

Os eventos vão dar a conhecer os costumes e as tradições dos 34 municípios que compõem a associação transfronteiriça. Acresce ainda a participação de São Tomé e Príncipe, país convidado desta primeira edição. A lusitanidade, bem como o universo hispânico, podem ser factores de competitividade universal assim se comece, numa primeira fase, a criar um mercado ibérico comum de 52 milhões de pessoas.

Expocidades Gaia 3O calendário de eventos, que a Câmara Municipal dará a conhecer durante os meses do certame, é fruto de um trabalho conjunto dos pelouros da Cultura das autarquias e Ayuntamientos, com coordenação da equipa liderada por Mário Dorminsky. O vereador sublinhou a pertinência da capitalidade “na fixação de novos públicos” bem como na promoção da vertente turística, assente na captação de visitantes durante este período.

A Expocidades está patente até 14 de Junho, na Praça do Eixo Atlântico (junto ao El Corte Inglês), apresentando stands alusivos às cidades da associação transfronteiriça e ainda da cidade de Albufeira. Os algarvios participam no âmbito do protocolo de cooperação ratificado com Gaia, em Maio último.

Anúncios
por noticiasdegaia Publicado em Cultura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s