Sociedade

Plano Director Municipal finalmente revisto

pdmO Plano Director Municipal (PDM) de Vila Nova de Gaia foi apresentado no passado dia 29 de Maio, no Edifício da Presidência.

O PDM é um planeamento que se destina a qualificar o uso do solo, que se encontra dividido em dois tipos: o urbanizado e o que pode vir a ser urbanizado.

Com o PDM, 16,5% do total da área do concelho destina-se à urbanização. Já para as unidades operativas de planeamento e gestão urbanística estão destinados 2898 hectares.

A Reserva Agrícola Nacional (RAN) e a Reserva Ecológica Nacional (REN) vão passar a representar 25% da área total do concelho.

Nesta revisão do PDM 36% do solo é não urbano, isto corresponde a 6080 hectares.

No campo da mobilidade o plano rodoviário nacional está quase completo. Serão criadas novas redes de estradas, sendo os veículos pesados os mais beneficiados porque não terão de passar pelo centro da cidade ou dar uma grande volta pelas periferias para se dirigirem, principalmente, ao Porto de Matosinhos.

A revisão pública do PDM decorreu entre 18 de Dezembro de 2008 e 12 de Fevereiro de 2009 e contou com 922 participações entregues, o que equivale a três vezes mais as revisões feitas no Porto ou na Maia.

A maioria dos participantes foram proprietários e a freguesia que teve maior intervenção foi a de Pedroso.

O grande tema abordado nesta revisão foi a requalificação da categoria do solo, seguida da reapreciação do perímetro e em terceiro a RAN.

De todas as sugestões 44% não foram aceites, 24% foram aceites e cinco por cento era material não respeitante ao conteúdo do plano.

A apresentação do PDM terminou com a participação do administrador da Gaiurb, engenheiro Mota e Silva que iniciou a intervenção felicitando a equipa da empresa municipal pelo esforço na realização deste plano.

O PDM começou há oito anos, mas teve que ser interrompido por questões políticas.

Segundo o administrador da Gaiurb este plano teve “muito contacto com o terreno e com as populações”.

Disse ainda que muitas das solicitações foram no sentido da transformação das zonas rurais do interior de Gaia para zonas urbanas mas que essa transformação tinha que ser feita aos poucos “Não podemos chegar ao interior do concelho e mudar um sítio rural para urbano”.

O Plano Director Municipal é ainda “um plano da última geração” pelo que se encontra disponível em formato digital. Poderá consultá-lo no site da Gaiurb RS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s