Sociedade

Comunicação na política em debate no ISLA – Gaia

comun on lineNo passado dia 15 de Maio, no âmbito das IV Jornadas da Comunicação, decorreu no auditório do ISLA – Gaia uma palestra sobre comunicação política, nomeadamente a cerca da relação entre políticos, assessores e jornalistas.

A palestra foi moderada pelo professor da instituição, Manuel Pinto Teixeira e, contou com a presença de Orlando Gaspar (vereador da Câmara Municipal do Porto), Rui Sá (vereador da C. M. Porto), Florbela Guedes (ex jornalista e assessora da C. M. Porto), Rogério Gomes (Secretário Geral da Águas de Gaia, EM) e Mário Fontemanha (vereador da C.M. Gaia).

Questionado em relação ao papel dos jornais relativamente aos políticos, Orlando Gaspar explicou que, depois do 25 de Abril, a comunicação social teve um importante desempenho no que respeita à implementação do regime democrático. Contudo, diz também estar muito céptico no que diz respeito à actuação da mesma.

Já Rui Sá, explica que os jornalistas têm a necessidade de verificar quem lhes diz a verdade. Explicou que parte do seu mediatismo se deve ao facto dos jornalistas saberem que ele lhes diz a verdade.

Nas declarações prestadas, Florbela Guedes afirmou que quando era jornalista via os políticos com distanciamento e respeito, nunca lhe tendo passado pela cabeça abordar as pessoas como vê os jornalistas a fazer agora. A ex jornalista referiu que o que a choca mais enquanto assessora é a maneira como os jornalistas erram, não se importando com as consequências dos seus actos, voltando a cometê-los novamente.

Rogério Gomes afirmou que no seu ponto de vista não existe jornalismo neutro e que os jornais em si são projectos políticos.

No final da palestra, todos os palastranos deixaram breves conselhos aos estudantes de comunicação e futuros jornalistas. Orlando Gaspar aconselhou os estudantes presentes a informarem-se bem e a fazerem um trabalho que honre a profissão.

Mário Fontemanha concluiu a sessão dizendo que os futuros jornalistas “são um poder. A serem um poder, utilizem-no bem”. SO

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s