Sociedade

RA5 celebra Dia da Unidade

Comandante do RA5

Comandante do RA5

O Regimento de Artilharia n.º 5 (RA5), instalado na Serra do Pilar, comemorou no dia 12 de Maio dois séculos de existência. Curiosamente, o mesmo dia assinala a reconquista da cidade do Porto, na altura da 2.ª invasão francesa, no qual o RA5 teve um papel preponderante na defesa contra as tropas napoleónicas.

Muitos foram os convidados para a celebração. Entre eles, o tenente-general Vaz Antunes, comandante da instrução e doutrina do Exército, o vereador José Guilherme Aguiar e o presidente da junta de Santa Marinha, Joaquim Leite.

Coube ao comandante do RA5, José Dias Gonçalves, o discurso da sessão solene. “A presença de todos vós, acompanhando-nos nas comemorações do nosso dia festivo, significa para aqueles que aqui prestam serviço, uma manifestação de apreço que agradecemos. Incentiva a nossa vontade de continuar e cria-nos responsabilidades a que procuraremos corresponder”.

Segundo dados do comandante, durante o último ano passaram pelo RA5 cerca de 4700 jovens no cumprimento do Dia da Defesa Nacional. Mais: em 2008, na área da formação de praças, o regimento incorporou cerca de 960 formandos dos quais 761 terminaram com aproveitamento a formação e foram colocados à disposição do exército.

Já em 2009, “foram incorporados 630 militares, repartidos por três cursos de formação, terminando esta semana 0 2.º curso, com 131 novos soldados prontos”, explicou.

A terminar, o comandante salientou que o RA5 existe para “servir a nação, servindo o exército, com a dedicação e o profissionalismo que se exige aos soldados de Portugal. Os artilheiros da Serra do Pilar, em qualquer situação, hoje como no passado, não deixarão de cumprir a sua missão”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s