Sociedade

Policiamento de proximidade vai servir ruas de Mafamude

pippA Junta de Freguesia de Mafamude desenvolveu um trabalho com a Policia de Segurança Pública, no âmbito do Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (PIPP) – Combate à Criminalidade e ao Sentimento de Insegurança: Estratégias de Intervenção.

Este trabalho é o resultado de vários inquéritos, junto de 4500 habitantes da freguesia, envolvendo uma área de perto de um quilómetro quadrado. Esta área inclui habitantes de 28 ruas de Mafamude, 159 estabelecimentos comerciais e 12 instituições sociais, estabelecimentos de ensino e ATL.

O PIPP suporta-se em três pilares importantes, nomeadamente, proximidade, parcerias estratégicas e perspectiva preventiva. Assim, no que diz respeito à proximidade, pretende-se um reforço da visibilidade e efeito dissuasão; a interacção com a comunidade e com os agentes sociais mais relevantes; adequação das intervenções às realidades locais; e melhoria da imagem pública da polícia.

polic_idosos_segurancaRelativamente às parcerias estratégicas estas dizem respeito à polícia e comunidade local.

O último pilar assenta na mobilização da comunidade na prevenção e combate ao crime; detecção de situações que possam resultar em práticas criminais; identificação de problemas que afectem sentimento de segurança da comunidade; e, finalmente, utilização conjunta de recursos comunitários e locais no combate ao crime.

“Temos de encarar a prevenção da criminalidade de uma outra forma, tendo como premissa a concepção de que se trata de um problema multidimensional e que a todos diz respeito,” explicou o presidente da junta de Mafamude.

A PSP auscultou a população local e após tratamento estatístico conseguiu uma caracterização sócio-demográfica e respectivas preocupações da comunidade. “Importa agora delinear um projecto local de intervenção, estabelecendo canais de comunicação entre todos os parceiros dispostos a assumir esta responsabilidade de participação e definir as formas de avaliação de acção que se vai desenvolver”, lembrou Fernando Vieira.

Finalizou com um pedido: “Faço votos para que a acção se solidifique e se multiplique”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s