Cultura

Recriação histórica das invasões francesas

cartaz batalhaConcertos, exposições, conferências e recriações históricas conjugam-se em Gaia a propósito do bicentenário das invasões francesas e do Dia da Unidade que o Regimento de Artilharia nº5, instalado na Serra do Pilar, celebra para evocar o papel na defesa contra as tropas napoleónicas a 12 de Maio de 1809.

Envolvendo o Pelouro da Cultura, o Arquivo Municipal, a Gaianima, o RA5 e a Área Metropolitana do Porto, entre outras entidades, o programa estende-se por vários dias e compreende, na noite desta sexta-feira, um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército no Teatro d’Avenida (frente ao El Corte Inglés).

No Sábado, a exposição “O Mosteiro de Nª Srª do Pilar – para além da serra”, uma mostra documental sobre o monumento e o complexo militar no contexto histórico, é inaugurada no mosteiro e vai partilhar o espaço com uma exposição colectiva de artistas nacionais e estrangeiros (pintura, desenho, fotografia, escultura, instalações e vídeo), até 23 de Maio.

Também a partir de Sábado, e até ao dia 16, o RA5 promove no GaiaShopping uma exposição estática da colecção de miniaturas de “Soldados da Guerra Peninsular” e cartografia militar “Portugal antes das Invasões Francesas – conhecimento geográfico e configurações”.

Ainda na noite deste Sábado, ocorre uma recriação histórica que deverá atrair multidões à margem do Douro. Pelas 21h30, centenas de recriadores de várias associações de Portugal e da Europa farão uma simulação dos combates a partir da Serra do Pilar até à Beira Rio, com o recuo do exército francês do general Soult até à cidade do Porto perante o avanço do exército luso-britânico, bem como das escaramuças que antecederam a Segunda Batalha do Porto.

No Domingo de manhã, pelas 10h, serão simulados os combates na Beira Rio e travessia das tropas para a Ribeira do Porto até à Praça do Infante, de que resultou a conquista do Porto pelas forças militares luso-britânicas.

Anúncios
por noticiasdegaia Publicado em Cultura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s