Ambiente

Gaia permanece azul

Pelo quarto ano consecutivo, o município de Vila Nova de Gaia arrecada 17 bandeiras azuis, galardão de referência bapela qualidade das praias. Mais: no ano em que a Associação Bandeira Azul celebra o 25.º aniversário, Gaia permanece líder nacional no que diz respeito ao número de bandeiras que vai hastear.

“Já é um hábito e não causa qualquer tipo de surpresa. É no entanto sempre, inevitavelmente, motivo de grande orgulho”, explica o presidente do executivo autárquico.

Ainda assim, Filipe Menezes salienta que “se este ‘score’ é difícil de alcançar uma vez, é muito mais complexo mantê-lo, principalmente se se considerar a grande componente urbana que caracteriza este concelho, onde a acção humana, naturalmente predadora, é sempre uma dificuldade acrescida no alcance deste tipo de resultados de qualidade ambiental.”

Para o autarca, “este resultado vem no seguimento de um ‘trabalho de casa’, onde se insere a limpeza permanente de rios e de ribeiras, a acção das ETAR’s e o contributo dos pólos de interesse na divulgação e sensibilização. Estes e outros factores de sucesso estão alicerçados na empresa municipal Águas de Gaia que é o fiel garante de toda uma sustentabilidade visível no decorrer do ano.”

Lavadores, Salgueiros, Canide Norte, Canide Sul, Marbelo, Madalena Norte, Madalena Sul, Valadares Norte, Dunas Mar, Francelos, Francemar, Sãozinha, Senhor da Pedra, Miramar, Mar e Sol, Aguda e Granja são as zonas balneares que reconquistam o galardão de excelência. Paralelamente, vão ser erguidas bandeiras de ‘Praia acessível-Praia para todos’ nos areais de Canide Norte, Canide Sul, Senhor da Pedra, Miramar e Aguda já que têm condições especiais para receber a visita de pessoas com mobilidade reduzida.

Em termos nacionais, este ano vão haver 226 praias e 15 marinas com bandeira azul, mais 20 por cento de zonas fluviais galardoadas em relação ao ano passado.

Por outro lado, 37 das praias portuguesas, incluindo as regiões autónomas, vão fazer parte do eco-praias, um projecto que visa a recolha selectiva de lixo no areal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s