Opinião

Geração animada está de luto

Morreu Vasco Granja. Que nostalgia.

vasco-granja

clique na imagem para saber mais

Quantas horas inesquecíveis de animação me proporcionou.

A tranquilidade com que pronunciava nomes impronunciáveis…

A alegria com que comentava e mostrava os desenhos da miudagem.

A rapidez com que juntava pequenos e coloridos traços, dando lugar a desenhos. Quanta inveja desta capacidade artística me provocou…

‘Como é que este ‘velhote’ percebe tanto de desenhos animados?’. Tantas vezes pensei nisto. Só aos mais novos era possível ‘perceber da matéria’. Que ingénua! Que cruel!

A pantera cor-de-rosa preencheu uma parte tão importante da minha infância… Lembro-me que um dos primeiros filmes que fui ver ao cinema chamava-se ‘kadilac cor-de-rosa’. A minha pasta escolar de eleição foi uma mala de cartão (qual Linda de Suza) da pantera cor-de-rosa, que teve um fim imérito durante uma chuvada de Inverno…

Alzheimer. Malvada doença. Lentamente. Cruelmente. Inevitavelmente foi murchando a memória do homem. Partiu aos 83 anos. Só do espaço físico.

Vasco Granja perdeu na luta directa com a doença. Mas lá de cima vai ganhar a batalha. A memória dele vai permanecer durante largas gerações em muitos de nós… e ainda bem! TT

Deixe uma Resposta

