Sociedade

Caminhada pelo AVC

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho celebra um ano de funcionamento da Unidade de Acidente caminhadaVascular Cerebral (AVC). O aniversário vai ser assinalado dia 4 de Abril com uma caminhada. O objectivo é sensibilizar a população e mantê-la atenta quanto aos sinais de alerta.

Irão ser divulgados os três sintomas que definem o AVC como boca ao lado, dificuldades em falar e perda de força num braço.

Pretende-se a mobilização de mil participantes que façam o percurso de seis quilómetros. A caminhada terá início na beira-rio de Canidelo, perto da Afurada.

No final, os inscritos poderão realizar rastreios de hipertensão arterial e diabetes, dois dos factores de risco da doença.

A inscrição na caminhada é gratuita e deve ser realizada até 27 de Março para o email caminhada.avc@gmail.com, com indicação do nome, email, idade, sexo e se é ou não colaborador do centro hospitalar. A organização oferece uma t-shirt de iniciativa a todos os concorrentes.

Esta é uma doença que mata por ano cerca de 20 mil pessoas por ano em Portugal e que pode ser combatida, por exemplo, com exercício físico.

Dulce Pinheiro, a responsável pela Unidade de AVC afirma que “contra o AVC vamos caminhar…caminhar”. Defende ainda que “uma comunidade forte, participativa e actuante pode colaborar com maior eficiência para a promoção dos cuidados de saúde”. PC

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s