Sociedade

O lado positivo da crise… sorria!

sorriso-onActualmente tem-se verificado que o único tema de conversa entre as pessoas é a crise financeira que tem abalado o mundo. Efectivamente, a crise tem tido repercussões bastante nefastas para a população mundial.
De entre essas consequências pode-se destacar o desemprego. Nas últimas semanas tem-se assistido a um aumento progressivo do mesmo. Todos os dias, pela hora do jantar, ao ver o telejornal deixamos entrar nas nossas casas, informação que nos leva a confirmar isso mesmo. Casais que perdem os empregos; jovens que se tentam inserir no mercado de trabalho e não o conseguem; pessoas já com idade avançada perdem os empregos e, muito provavelmente não voltarão a conseguir arranjar outros.
Obviamente que este desemprego de que se fala acarreta outros problemas sociais, nomeadamente perda de poder de compra, pobreza, perda de competitividade, entre outros.
No entanto, se já toda a sociedade sabe das consequências deste problema e se ao falarmos dele sentimo-nos muito pior, por que continuamos a tê-lo como tema de conversa? O melhor que temos a fazer é não falar dele e, até mesmo tentar encará-lo de uma forma positiva.
Embora possa achar estranho, existe mesmo um lado positivo da crise! Se está desempregado, o mais natural é não ter dinheiro para passar as férias do Verão fora do país. Ora, o lado positivo disto é que ao não passar férias fora do país vai ter outra predisposição para visitar as pequenas maravilhas que temos dentro do nosso país. Maravilhas essas que muitas vezes nos esquecemos que existem bem perto de nós.
Outro dos aspectos positivos da crise é o facto de não haver tanto dinheiro. Uma vez mais, admite-se que possa achar estranho. Porém, pense um pouco… O que se passa é que na maior parte das vezes em que temos muito dinheiro na mão, acabamos por desperdiçá-lo em comida que não é propriamente a mais apropriada à nossa saúde. Desta forma, não tendo tanto dinheiro disponível, acabam-se os alimentos que comeríamos exageradamente. Qual é o lado positivo? Não engordamos! Para além de não engordarmos, também a nossa saúde fica a lucrar.
Como não temos tanto dinheiro, uma vez mais saímos beneficiados, pois não compramos coisas inúteis ou até mesmo, fúteis! Na maior parte das vezes, quando as compramos, acabamos sempre por discutir com alguém: o pai, a mãe, o marido, a esposa… Assim sendo, até a nossa vida familiar acaba beneficiada.
Concluindo, o melhor é não falar da crise. Fale apenas do lado positivo dela. Depois de mais de um mês com chuvas intensas por todo o país, voltamos ao mesmo tema: a crise. Fale de coisas novas! O Verão aproxima-se; o Carnaval está à porta… mascare-se!
E lembre-se… tudo é mais fácil de ultrapassar se tiver um sorriso nos lábios! S.O.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s