Cultura

Morreu Jaime Isidoro

O pintor Jaime Isidoro faleceu ontem de madrugada no Porto.

Nascido no Porto em 1924, Jaime Isidoro manteve em paralelo com a carreira de pintor uma vasta acção de animador cultural, galerista, professor, estando ligado a momentos fundamentais da história das artes plásticas na cidade do Porto e no país.

jaime-onFundou em 1954 a Galeria Alvarez, promoveu os Encontros Internacionais da Arte, em 1970, editou na mesma época a Revista de Artes Plásticas e foi o principal responsável pela criação da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira, no início da década de 80.

Nos últimos tempos, o artista mantinha uma estreita ligação ao pelouro da Cultura de Gaia. Com um atelier instalado no município, estava a preparar um espaço maior e digno para consolidar a sua obra e, por inerência, a sua memória.

Uma grande exposição de Jaime Isidoro esteve patente na Casa Museu Teixeira Lopes, de Dezembro de 2006 a Janeiro de 2007, sendo posteriormente homenageado pela autarquia com a atribuição de Medalha de Mérito.

Associou o nome a uma das principais vias estruturantes do concelho, na freguesia de Serzedo.

Curiosamente, o último número da revista municipal da Casa da Cultura exibia uma obra original que o mestre Jaime Isidoro tinha criado especialmente para aquele efeito.

 

Anúncios
por noticiasdegaia Publicado em Cultura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s