Cultura

Fim-de-semana cultural diferente

A oferta cultural em Gaia, nos próximos dias, compreende diversas propostas, de que se destacam os eventos musicais, as apresentações de livros e sessões de autógrafos e, ainda, vários espectáculos de teatro para diferentes idades

O programa musical tem início logo na noite de sexta-feira, pelas 21h30, com o 8.º Encontro de Coros de Música de Natal, promovido pelo Ginásio Clube de Mafamude.

teatro2No sábado, a música na obra de Eça de Queirós serve de mote a uma conferência do ex-secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, às 15h no Solar dos Condes de Resende (inscrição prévia obrigatória), e a Sociedade Musical 1º de Agosto apresenta um concerto pelo coro da banda, às 19h na Igreja de Santa Bárbara, em Coimbrões.

Também, no sábado, mas à noite, vai ser preciso escolher entre três concertos de Natal que se iniciam entre as 21h30 e as 22h: a Tuna Juvenil de Sermonde, o coro da Associação Recreativa de Serzedo e o coro da Igreja de Mafamude actuam no Mosteiro de Grijó; a Junta de Freguesia de Valadares promove o seu concerto no Cineteatro Eduardo Brazão; e a banda da Sociedade Musical 1º de Agosto apresenta-se nos Bombeiros Voluntários de Coimbrões.

No Domingo, há novo concerto de Natal mas pelo Orfeão da Madalena, a partir das 15h30 na própria sede. E o espaço La Marmita (Rua de França, na Beira Rio) recebe um Recital de Contrabaixo e piano, com Joel Azevedo e Isolda Crespi Rubio, que interpretarão obras de Bottesini, Schubert, Massenet e Monti a partir das 16h.

Dois novos livros

O Pelouro da Cultura, Património e Turismo promove no próximo sábado o lançamento do livro ‘Caretos e Farandulas’, da autoria de Jorge Tuela. A sessão decorre pelas 15h na Casa-Museu Teixeira Lopes.

Duas horas mais tarde, é a vez do El Corte Inglés realizar no seu espaço cultural uma sessão de autógrafos com a autora do livro ‘Íris de Luz – o livro do ano’, apresentado como manual ou guia de vida e cheio de conselhos para o dia-a-dia.

Teatro para miúdos e graúdos

‘Pluft, o fantasminha’ é a peça infantil sobre o medo e a amizade, da dramaturga brasileira Maria Clara Machado, que o TEP leva à cena pela última vez neste Sábado, a partir das 16h no Auditório Municipal de Gaia.

No mesmo dia, o Grupo Mérito Dramático Avintense leva ao auditório d’Os Plebeus Avintenses ‘O Juiz das Borracheiras’, pelas 21h30, e a Associação Recreativa Os Restauradores Avintenses representa no espaço da Tuna Musical A Vencedora de Vilar de Andorinho o espectáculo ‘A Guerra mais ou Menos Santa’, de Mário Brasini, às 21h45.

No Domingo, pelas 15h, o TAS-Teatro Amador de Sandim representa na sede ‘O julgamento da poluição’, de Fernando Peixoto, numa encenação de Joaquim Fernandes, e os Plebeus Avintenses representam no próprio espaço ‘O Gato e a Gaivota’, a partir do livro de Luís Sepúlveda ‘O gato que ensinou a gaivota a voar’, às 16 horas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s