Ambiente

Orla marítima pronta em 2011

Ministro do Ambiente assistiu à demolição do Palhota, um dos bares mais emblemáticos das praias de Gaia

Foi abaixo em alguns minutos um dos últimos exemplos de estabelecimentos desenquadrados na nova linha costeira: o Palhota Bar. A novidade é quando assentou a poeira da demolição, a nova estrutura reluzia e fazia esquecer o passado. Com concepção moderna e arrojada, os clientes podem agora usufruir de um espaço cheio de referência.

Para além do presidente da câmara de Gaia, Filipe Menezes, a demolição contou com a presença do ministro do Ambiente, Nunes Correia. Aproveitando a cerimónia, o governante anunciou uma série de medidas, no âmbito do Plano de Ordenamento da Orla Costeira de Caminha-Espinho. Porém, não se privou de salientar que do universo de 122 novos apoios de praia que este projecto contempla, “24 já estão executados e 20 são em Gaia”.

Actualmente, a requalificação da orla está a incidir na zona entre Valadares e Madalena, mas não esta fácil dar andamento às obras. Em causa está a “concentração de clandestinos, onde terá de ser feito um processo de diálogo com as pessoas, porque não vamos entrar a matar, ignorando os direitos adquiridos”, explicou Filipe Menezes.

Certo é que, no entender do edil, dentro de dois a três anos, espera encontrar “uma costa das melhores do país”, tendo em conta que “tem evoluído de uma forma muito marcante nos últimos anos, com uma costa com o pleno de bandeiras azuis e uma reabilitação urbana de frente de mar muito significativa, que atinge praticamente os 16 quilómetros, além de equipamentos públicos de qualidade”.

Até final de 2008 todos os apoios de praias antigos vão ser demolidos.

O Plano de Acção para o Litoral 2007-2013 prevê para Vila Nova de Gaia, nomeadamente para a Madalena, aretirada de populações, requalificação e reabilitação da faixa costeira e dunar através da demolição das construções do cordão dunar. Está classificada zona de risco médio.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s