Sociedade

Nobel da Literatura vai para Jean-Marie Gustave Le Clézio

Outubro é o mês dos prémios Nobel. E a lista dos laureados tem vindo a ser desvendada. Ao japonês Toshihide Maskawa coube o Nobel de Física pelos trabalhos sobre a ‘ruptura da simetria’ entre matéria e antimatéria no momento do Big Bang, fenómeno que os cientistas consideram a causa da formação do Universo. Curiosamente, o nipónico não sabe falar inglês e nem tem passaporte para poder receber o prémio em Estocolmo, já que nunca viajou para o exterior.

O alemão Halald Zur Hausen e os franceses Françoise Barre-Sinoussi e Luc Montagnier dividem o Nobel de Medicina de 2008, sendo que o germânico revelou que um vírus causa o cancro cervical e os francófonos descobriram o vírus da Sida.

Dois norte-americanos e um japonês venceram o Nobel de Química pela descoberta de uma proteína brilhante das águas vivas que ajudou os cientistas a identificar o começo de doenças como o cancro e o Alzheimer.

Dez anos depois do português José Saramago, o francês Jean-Marie Gustave Le Clézio vai receber o prémio máximo para a Literatura”autor de novas partidas, aventura poética e sensual ecstasy, explorador de uma humanidade mais além e abaixo da civilização vigente”. A academia sueca elogiou Le Clézio pelas novelas cheias de aventura, os ensaios e a literatura infantil. O autor já recebeu inúmeros prémios, entre eles Théophraste Renaudot (1963), Larbaud (1972), Paul Morand Grand Prix de l’Académie Française (1980), Grande Prémio Jean Giono (1997), Prémio Príncipe de Mónaco (1998) e Stig Dagermanpriset (2008).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s