Cultura

Gaia vai ser a Cidade do Teatro

Vaga de espectáculos, a partir deste sábado, e nova estreia do TEP são o mote para festivais que se prolongam até Novembro

O teatro deixa de ser muito frequente em Gaia para assumir-se como permanente e variado, já a partir de sábado, com o arranque de um calendário cheio de festivais, encontros e numerosos espectáculos.

Só no espaço de uma semana, haverá nove representações de diferentes colectividades, ao que se juntará a original estreia do TEP, que contempla duas peças num espectáculo único.

E, entre 20 de Setembro e 29 de Novembro, haverá sete encontros ou festivais de teatro para um total de 42 espectáculos a somar às 18 representações agendadas pelo TEP.

Neste sábado, dia 20 de Setembro, ‘Um filho’ de Luísa Costa Gomes, pelos Plebeus Avintenses, marca o arranque do IX Encontro de Teatro de Vilar do Paraíso, prolongando-se até ao fim de Novembro. E começa também o TEAMA – 1º Encontro de Teatro Amador ‘Santa Marinha’, que apresenta ‘O Morgado de Fafe na Foz’, de Camilo Castelo Branco, pelo TEAGUS na sede da Tuna Musical de Santa Marinha. Este programa estende-se até 22 de Novembro.

Estreia do TEP e outros programas

Na quinta-feira, dia 25, o TEP estreia no Auditório Municipal de Gaia um espectáculo composto pela peça ‘Restos’, de Bernardo Santareno, e por ‘Memória’, englobando as peças ‘Não me lembro de nada’ e ‘Clara’, de Arthur Miller, o polémico ex-marido de Marilyn Monroe.

Com encenações de José Dias e Susana Sá, respectivamente, este novo espectáculo ficará em cena até 19 de Outubro. Assim, os interessados podem usufruir das representações de quarta a sábado, às 21h45, e aos domingos, às 16h.

A 27 deste mês, mais cinco programas virão somar-se aos que já decorrem, nomeadamente o 1º Festival de Teatro Amador de Laborim. A Associação Recreativa abre com ‘O Gato’, pelo Grupo de Teatro Renascer, seguindo com diferentes espectáculos até quase ao fim de Novembro.

Naquele mesmo dia, a Associação Recreativa e Cultural Santa Isabel dá início, com ‘Casa de Pais’, pela Tuna Musical a Vencedora de Vilar de Andorinho, à 6ª Mostra de Teatro de Olival, que dura cerca de um mês.

Começa ainda o Empalco 2008 – Encontro de Teatro Amador do Grupo Desportivo e Cultural de S. Lourenço, em palco até 18 de Outubro, no Auditório Salvador Caetano, em Vilar de Andorinho.

Até 25 de Outubro, decorre o 10º Encontro de Teatro do Centro de Recreio Popular de Arnelas, cuja primeira representação é ‘O juiz das borracheiras’, levada a cabo pelo Dramático Avintense.

Finalmente, terminando o rol de espectáculos teatrais que se desenrolam na cidade, a Associação Recreativa de Perosinho recebe o Teatro em Movimento, com a peça ‘Folhas do Mundo’, que ficará em cena até ao final de Novembro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s