Sociedade

Pescadores à espera de promessa do INAG

Todos os anos, a história se repete. Por altura do Inverno, os pescadores da Aguda correm perigo de vida ao sair para o mar. O motivo: a falta de manutenção do quebra-mar.

Durante o primeiro trimestre de 2008, o Instituto da Água (INAG) “comprometeu-se a remover 60 mil metros cúbicos de areia para resolver o problema do assoreamento do quebra-mar da Aguda” até ao dia 15 de Setembro. Porém, até à data ainda nada foi feito, revelou o porta-voz dos pescadores, Fernando Figueiredo.

Mais: o problema agrava-se com a chegada do Inverno e com a porção de areia existente no local. A quantidade inicialmente estabelecida não é suficiente por causa da permanente acumulação de areias que deriva da falta de fluxo de águas do local e a falta de manutenção.

“Recordo que a câmara de Gaia antes da época balnear removeu alguma areia para a praia da Granja, que carecia da mesma, mas já de lá desapareceu e regressou para envolver o quebra-mar da Aguda. O problema continua e ainda piorou, causando mais erosão na Granja e prejudicando a vida aos pescadores”, explicou Fernando Figueiredo.

Na verdade “a vila piscatória da Aguda, sem os pescadores, será mais uma tragédia de abandono das entidades gestoras, para as tradições que nos caracterizam e mais uma vez a falta de respeito por artes de pesca antigas que ainda vão sustentando dezenas largas de famílias, directa ou indirectamente”, recordou o porta-vos dos pescadores.

O responsável admite mesmo que, caso problema não se resolva, vão apelar à Comissão Europeia a sua solução.

O quebra-mar foi construído para que a saída para o mar fosse mais segura. Em 2002 ficou pronta a obra que custou perto de cinco milhões de euros.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s