Freguesia

Águas de Gaia explica maus cheiros da Afurada

Empresa municipal não recebeu qualquer queixa, seja dos moradores, seja da junta de freguesia

No dia 12 de Setembro, veio a público uma notícia que falava de maus cheiros intensos na Afurada, que derivam da Estação Elevatória que se encontra na freguesia.

Alguns moradores e comerciantes manifestavam o desagrado perante esta situação, bem como do chão escorregadio do mesmo local. Também durante a notícia era apontado o dedo à Águas de Gaia que pouco, ou nada fez, perante as queixas dos moradores. Acontece que a realidade é distinta.

Questionada sobre esta situação, a empresa municipal começou por dizer que, no local, não existe qualquer Estação Elevatória, mas sim que um Ejector ‘Shone’, equipamento que coloca as águas residuais no Sistema Interceptor, servindo toda a marginal do rio Douro.

Este ejector funciona em circuito fechado sem contacto quer com as águas residuais quer com o ar ambiente, logo “os eventuais odores que possam ocorrer não serão provenientes” desse mesmo apetrechamento.

O que pode, eventualmente, acontecer é, durante as operações de desentupimento, surgir algum cheiro, justificado pela abertura de caixas de visita. Embora seja algo extemporâneo, não é permanente.

Relativamente ao piso escorregadio, no Largo do Herói do Pescador, a empresa municipal explica a questão: “A reduzida inclinação da rede de drenagem de águas residuais que serve o aglomerado central da freguesia da Afurada, que se justifica pelas características geomorfológicas da zona, em conjunto com a existência de variadíssimos estabelecimentos de restauração, alguns dos quais poderão não estar equipados com órgãos separadores de gorduras, fazem com que se verifique com alguma frequência a acumulação de gorduras na rede que potenciam a ocorrências de entupimentos com carácter pontual”. No entanto, estes mesmos entupimentos são resolvidos com brevidade pela entidade gaiense.

Para finalizar, a Águas de Gaia reafirma que “não temos conhecimento formal de reclamações”, mas que vai “proceder a rotinas de verificação”, no sentido de efectuar qualquer ajustamento necessário.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s