Sociedade

Continua a polémica no Candal

Bispo do Porto celebra missa de inauguração. Alguns moradores não estão satisfeitos com o resultado

“Uma desilusão!” foi assim que uma moradora do Candal explicou o que sentiu quando viu a nova igreja, inaugurada no último domingo. Depois da expectativa e “da entrada espectacular, quando se chega lá dentro é tudo ‘frio’. Não há imagens, tirando uma Nossa Sra da igreja antiga que está lá para um canto”, continuou. A candalense, que não quis identificar-se, continuou o rol de críticas: “E as salas? Não sei para que são tantas salas!”.

A nova Igreja do Candal sempre esteve envolta de alguma controvérsia. Há três anos, o padre António Barbosa apresentou um projecto para uma nova igreja, alegando que a antiga era pequena, especialmente nos momentos religiosos mais importantes. Muitos mostraram de imediato desagrado, denunciando que esse motivo não era suficiente para demolir um templo que datava de 1974, mas mostrando agrado quanto às obras de remodelação do espaço. Ainda assim, o padre manteve a sua ideia e, três anos depois, ostentou o novo edifício religioso.

A igreja apresenta, no primeiro piso, 14 painéis de madeira interpretativos das 14 estações da Via Sacra e conta com 10 sinos na torre, nove dos quais recuperados da igreja anterior. Joaquim Correia foi o arquitecto responsável pelo tempo que apresenta linhas simples, mas monumental.

O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, foi o responsável pela homilia da inauguração, mostrando satisfação e regozijo pela nova igreja. Para além de descerrar a lápide alusiva à data, o eclesiástico ainda untou o altar e as paredes do edifício com o óleo do Santo Crisma.

Ainda assim, muitos dos habitantes do Candal que participaram na festa – que foi antecedida de procissão – estavam contentes com as características magnânimes do templo, esquecendo por completo o turbilhão que envolveu esta construção.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s