Sociedade

“Crescer e Viver com a Qualidade”

A Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), através do Grupo Dinamizador da Qualidade nos Serviços (GDQS), promoveu junto das escolas da Autarquia de V. N. de Gaia a realização da Iniciativa “Crescer e Viver com Qualidade”.

A iniciativa teve por objectivo a sensibilização dos jovens em idade escolar para os conceitos da Qualidade, a importância de uma atitude responsável por parte de quem compra e de quem vende, e ainda lançar o alerta para o significado dos símbolos associados aos produtos e organizações, nomeadamente, Marcação CE, Certificação Produto e Certificação Empresa.

A iniciativa decorreu nas escolas EB 2/3 de Valadares e EB 2/3 Padre António Luís Moreira, tendo sido realizadas 2 sessões de apresentação teórica e 2 visitas de estudo.

O projecto culminou na proposta de realização de um trabalho por parte dos alunos envolvidos, pretendendo-se com esse trabalho avaliar a eficácia do projecto e desafiar a capacidade criativa dos jovens para a promoção da qualidade de uma forma mais operacional, prática e lúdica, no seio da sociedade.

Foram apresentados por ambas as Escolas trabalhos muito interessantes como Bandas Desenhadas, cartazes, apresentações, maquetes e vídeos, todos eles com uma mensagem de sensibilização ao consumidor. Da apreciação destes foram premiados os 3 melhores trabalhos, todos eles com conteúdo e de grande criatividade.

Os trabalhos foram avaliados por um júri composto por elementos de áreas diversas, segundo critérios de objectividade e correcção dos conceitos abordados, criatividade (materiais, estética, inovação, …), clareza e eficácia da mensagem transmitida.

Graças aos patrocínios obtidos foi possível atribuir prémios de participação a todos os alunos e prémios específicos aos 3 melhores classificados.

Numa época marcada pelo consumismo e pela diversidade de oferta, a APQ e o GDQS pretendem, a partir da divulgação desta iniciativa promover a sensibilização dos consumidores para as questões da Qualidade e do Consumo Responsável, procurando angariar novas Autarquias e Escolas participantes no próximo ano lectivo.

A APQ e o GDQS agradecem a todos os que colaboraram nesta Iniciativa.

Premiados: 1º Classificado – “A Cidade Certificada” (Alberto Carvalho, David Cunha e Telmo Abreu); 2º Classificado – “O Brinquedo” (Catarina Lopes, Filipa Ferreira e Rafael Barbosa); 3º Classificado – “CE Sobre Rodas” (Ana Fernandes, Bruna Oliveira, Cláudia Almeida e João Bertrand).

A cerimónia de entrega de prémios ocorreu a 29 de Julho, no Salão Nobre da Casa Museu Teixeira Lopes, onde foram divulgados os trabalhos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s